Sobre nós

A Nossa História

A APAE Itamarandiba – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itamarandiba foi fundada em 18 de setembro de 2003 e já atendeu ao longo de sua existência mais de 200 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, bem como suas famílias, em algum momento de suas vidas.

No início da década de 2000, algumas mães mobilizaram lideranças políticas, profissionais de diversas áreas e a sociedade em geral num movimento organizado de defesa de direitos e prestação de serviços de qualidade às pessoas com deficiência intelectual e múltipla e às suas famílias.

Essas pessoas eram, até então, esquecidas pelas políticas públicas de interesse social e não eram objeto de atenção por parte de segmentos expressivos da sociedade de Itamarandiba e de Minas Gerais. Para muitos, havia a crença de que, ao nascer, a pessoa com deficiência intelectual e múltipla já tinha o seu destino traçado e muito pouco poderia ser feito, além dos cuidados básicos aos quais qualquer ser humano tem direito e deve receber.

O então vereador José de Sena Neto, outras lideranças políticas e segmentos da sociedade civil, sensibilizados pelas suas experiências e pelo clamor das mães, fundaram, então, a APAE de Itamarandiba.

Em 2004, o então Prefeito Municipal, Dr. Márcio Gomes, efetuou a cessão, em regime de comodato, de um terreno de propriedade da Prefeitura Municipal de Itamarandiba situado na Avenida Tancredo Neves, 320, bairro São João Batista, para que ali pudesse ser construída a APAE. Para a construção da sede a Fundação Acesita e a então Acesita Energética, hoje Aperam Bioenergia doaram para a APAE através do Fundo Municipal da Infância e da Adolescência recursos para a construção da sede, a qual foi inaugurada em 09 de agosto de 2006. Até a inauguração da sede própria, a APAE funcionou no ano de 2003 ao ano 2004 na rua Angélica e de 2005 até julho de 2006 na Rua dona Memeca em imóveis alugados.

Até o ano de 2022 atuava na área da educação com a Escola Alphonse Edmund Marie Ulrick Pavie anos iniciais 1º ao 5º ensino fundamental. A APAE-Itamarandiba iniciou a prestação de serviços em assistência social com o Centro-Dia em 06 de setembro de 2017, dando origem ao que é hoje o eixo básico de atuação das entidades que integram o Movimento Apaeano, com equipes trans e multidisciplinares trabalhando de forma integral e integrada na defesa de direitos e na prestação de serviços de qualidade às pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Além da atuação na área da saúde com a fisioterapia para os usuários em parceria com a prefeitura.